Colíder: Com queda nos lucros, catadores de material reciclável cobram reorganização da coleta seletiva de lixo no município



HojeNews – A falta de um cronograma regular para a coleta de lixo reciclável está reduzindo os lucros dos integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Colíder, que funciona desde 2007 junto ao aterro sanitário do município, a cerca de 10 quilômetros da cidade, na comunidade Santa Luzia do Pinheirinho.

Essa crise fez com que a entidade – que separa e prensa em fardos os materiais sólidos, como papel, plástico, metais, vidro, alumínio, e encaminha para as indústrias recicladoras -- viu o número de associados cair de 24 para 16. 


A redução da oferta de reciclados, segundo o vereador Marcos Aragão, o Marquinhos, afetou o rendimento daqueles trabalhadores, forçando alguns a buscar o sustento em outras atividades.

“Conversei com os catadores. Eles disseram que é preciso reorganizar a coleta seletiva na cidade. A falta de uma regularidade reduziu oferta de material reciclável e reduziu a renda dos associados da cooperativa”, revela Marquinhos.


O vereador diz que será necessário redefinir o trabalho de coleta e realizar uma nova campanha para orientar a população sobre a passagem do caminhão da reciclagem. “É importante que governo municipal promova o retorno da coleta em dias definidos, para que os moradores de cada bairro saibam quando deixar o material reciclável na calçada”, explica.


Marquinhos informa que houve uma queda drástica na quantidade de lixo reciclável recolhido nos últimos quatros anos. De mais de 100 toneladas coletadas no governo do ex-prefeito Celso Banazeski, o volume caiu para cerca de 40 toneladas mensais.


O vereador do PSD ressaltou ainda que já conversou com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Hiran Andreazza Sales, que se prontificou a buscar uma solução em conjunto com as secretarias de Saúde e de Assistência Social para regularizar a coleta de material reciclável, beneficiar os catadores e fortalecer a associação.

Texto: Sérgio Ober




ÚLTIMAS NOTÍCIAS