Colíder: Vereadores lamentam o aumento da violência e apoiam medidas urgentes de combate


Da Assessoria – A violência está atingindo índices alarmantes em Colíder, principalmente nos últimos meses. Uma onda de furtos, assaltos e tentativas de homicídio são registrados de forma rotineira. Apesar da boa vontade e das constantes operações, as polícias Civil e Militar tem o seu trabalho limitado pelo efetivo reduzido, pela falta de equipamentos adequados e infraestruturas limitadas.

E os vereadores de Colíder estão preocupados com a situação. Tanto, que foi a Câmara que iniciou os diálogos que estão resultando na formulação de ações que permitam o fortalecimento das instituições policiais em conjunto com a oferta de serviços públicos e assistência social aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Vale ressaltar que, para obtermos sucesso na segurança pública, é fundamental atender esse contingente de crianças e adolescentes ocioso em toda a cidade com assistência social, lazer, esporte, cursos, formação profissional. É fundamental tirar os jovens das ruas, da ociosidade, e oferecer a eles oportunidades que os mantenham longe do crime, do tráfico e das drogas”, analisa o vereador Marcos Aragão, o Marquinhos (PSD), que provocou o início dos debates entre população, judiciário, polícias e autoridades executivas e que já resultam em ações importantes.

“É muito importante para a sociedade que sejam adotadas medidas efetivas de combate à violência”, comenta o vereador Jaime Lima (DEM). “A nossa cidade está passando por um momento muito difícil em questão de segurança. E nós, autoridades e vereadores, precisamos oferecer à sociedade iniciativas viáveis para prevenir essa quantidade de crimes em Colíder. E o que é preocupante é que a maior parte dos roubos tem o envolvimento de menores. Outro ponto preocupante é que a zona rural está sendo vítima, também, de roubos e assaltos”, acrescenta.

Para a vereadora Edina Martins de Oliveira (PT), essa série de reuniões envolvendo representantes da Cãmara, sociedade, forças policiais e autoridades públicas já apresenta resultados positivos. “É desses debates que estamos tirando um encaminhamento e o planejamento de ações referentes à segurança pública em nosso município. Espero que todo esse empenho resulte na redução dos crimes e na consequente tranquilidade para a nossa população da cidade e do campo”, pontua.

O vereador Ruam Batista (PTB) avalia que Colíder vive um momento de calamidade em termos de segurança pública. “A criminalidade cresceu muito. Nós, vereadores, estamos preocupados com essa situação e estamos buscando uma solução adequada. Foi muito boa essa iniciativa do vereador Marquinhos. Todas as autoridades estão se mobilizando na busca de medidas de combate ao crime. Mas tenho certeza que, de pouco em pouco, conseguiremos amenizar esse grau de criminalidade e desenvolver vários programas de apoio aos jovens”, diz.



Segundo a vereadora Doris Sguizardi (DEM), a iniciativa do vereador Marquinhos é importante para a adoção de soluções urgentes para reduzir o índice de crimes em Colíder. “Fico feliz em iniciar o mandato com a Câmara sendo responsável por esse debate para a busca de medidas para o fortalecimento da segurança pública. O aumento dessas ações criminosas requer o olhar urgente do poder público, das autoridades constituídas. Mas é fundamental que se adote mecanismos de prevenção. Sabemos que é um trabalho de longo prazo, mas os programas sociais têm que ser reativados. Esses jovens que estão no crime precisam ser resgatados”, enfatiza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS