Criminosos que assaltaram bancos são presos em Sinop pelas polícias Civil e Militar


HojeNews - Quatro membros de uma organização criminosa que atuaram recentemente em assaltos às agências do Sicred e Sicoob no Norte de Mato Grosso foram presos, em investigação da Polícia Civil, em Sinop (MT, nesta terça-feira (03.01).

Na ação desencadeada por policiais do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), e Divisão de Homicídio e Proteção e Pessoa (Dhpp), unidades da Regional de Sinop, foram presos Duarte Toshio Koroka, 19 anos, Richard Aparecido Amorim, 18, Eder Tobias da Silva, 25, e apreendido o menor L.C, 16 anos, que estão envolvidos no roubo a agência do Sicred, ocorrido em 19 dezembro de 2016, e na tentativa de roubo a agência do Sicoob, no dia 23 de dezembro, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte).

Segundo levantamentos dos policiais, os criminosos planejavam novos roubos a bancos na região. Eles foram descobertos na noite de segunda-feira (02.01), escondidos em uma casa, no bairro Vila Mariana, em Sinop, local em que foram apreendidas três armas de fogo, sendo um revólver 38 e uma pistola 765, uma espingarda de pressão, duas correntes e dois pingentes de ouro, 9 relógios de pulso, celulares, porções de entorpecentes, entre outros objetos.


De acordo com os investigadores, Duarte Toshio Koroka, 19, conhecido por “Japa”, é um dos autores da tentativa de roubo praticada na agência da Cooperativa de Crédito Sicoob, de Lucas do Rio Verde. Na casa, em Sinop, foi encontrado o boné, a camiseta e o tênis, usados por ele durante o roubo. A vestimenta foi reconhecida pelas imagens do circuito de segurança do banco.

Duarte e o comparsa, Robson Junior Jardim dos Santos, chegaram a cooperativa em uma motocicleta, por volta das 13 horas do dia 23 de dezembro. O suspeito, Robson, portando um simulacro de arma de fogo, entrou na agência, mas o segurança da financeira ao perceber a arma, reagiu atirando contra ele, que na ocasião apresentou uma CNH falsa, em nome de Alessandro Aparecido Cesário, 22 anos.

O bandido ainda tentou tomar a arma de fogo do vigia, que disparou três tiros contra o suspeito, que atingiram o abdômen e uma das orelhas. O criminoso foi socorrido e responde por tentativa de roubo. Seu comparsa, Duarte, ficou na área do lado de fora e foi reconhecido pelas imagens de segurança do banco.

Pelo roubo ao Sicred de Sinop, foi identificado o menor L.C, 16 anos, como um dos integrantes da quadrilha. Ele também aparece nas imagens do circuito interno do banco. No crime dois bandidos entraram na agência, renderam o guarda, tomaram sua arma e sairam levando a quantia de mais de R$ 55 mil.

Os comparsas, Richard Aparecido Amorim e Eder Tobias das Silva, conhecido por “Bala”, integram o bando e estavam na mesma casa, em Sinop. Todos responderão por organização criminosa e posse irregular de arma de fogo de uso permitido e munições. As informações são da assessoria da Polícia Civil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS