Prefeito Noboru Tomiyoshi, de Colíder, é eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte



HojeNews - O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi (PSD), foi eleito na noite desta segunda-feira (9/01) presidente do Conselho Intermunicipal de Saúde da Região Norte, que reúne os municípios de Colíder, Marcelândia, Nova Santa Helena, Itaúba, Nova Guarita e Nova Canaã do Norte.

A reunião aconteceu no escritório da entidade em Colíder e todos os prefeitos participaram. Terezinha Guedes Carrara (DEM), prefeita de Nova Santa Helena, é a vice-presidente, e o prefeito de Itaúba (PV), Valcir Donato, é secretário.

Noboru assume o comando da entidade para uma gestão de dois anos (2017/18). Seu primeiro objetivo será viabilizar a transferência da administração do Hospital Regional para o Consórcio.

“Nós vamos ter essa semana uma reunião com o secretário estadual de Saúde, em Sorriso, onde já está sendo consolidada a transferência do gerenciamento do Hospital Regional de Sorriso para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Teles Pires”, informa.

Na conversa com o secretário estadual Eduardo Bermudez, prevista para quinta-feira (12/01), às 10 horas, em Sorriso, Noboru quer se aprofundar sobre a realidade administrativa e financeira do Hospital Regional de Colíder.

“Quero conhecer a real situação, as condições, a quitação de dívidas, como serão feitos os repasses e, a partir daí, nós iremos fazer um estudo para ver a viabilidade de assumirmos o Hospital de Colíder. Não podemos assumir e depois não poder oferecer um serviço de qualidade”, explica Noboru.

Segundo ele, nesse novo modelo de gestão, o Estado também entra como participante do Hospital Regional, contribuindo com o repasse de recursos.

Prefeitos apoiam

A prefeita Terezinha Guedes defende que a administração do Regional passe para o consórcio. “Estamos fazendo todos os esforços para colocar esse hospital em um funcionamento adequado. Por isso, sou favorável que essa administração passe para o consórcio, mas desde que o Governo do Estado nos ajude. Precisamos resolver o problema da saúde”.

O prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Roberto Rosa, o Rubão (PDT), quer que o atendimento do Hospital de Colíder seja humanizado. “Queremos que seja o melhor de Mato Grosso. E os seis municípios, juntos, terão condições de viabilizar a reestruturação do hospital. Mas é fundamental que o Estado quite todas as despesas com fornecedores e prestadores de serviços. Confio muito no Noboru e vamos caminhar para dias melhores”, pontua.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS