Secretário de Educação de Mato Grosso não comparece e Sintep se retira de audiência, diz vereadora Edina Martins



HojeNews – O secretário Estadual de Educação, Marco Marrafon, não compareceu à audiência com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) marcada para a tarde desta sexta-feira (20/01).

A informação é da vereadora Edina Martins de Oliveira (PT), presidente da subsede do Sintep em Colíder, que participaria da reunião agendada há pelo menos dois meses para debater pautas de interesse aos profissionais da Educação de Mato Grosso.


Edina, que também faz parte da Secretaria Adjunta de Infraestrutura do Sintep-MT, diz que esta é a segunda vez em que o secretário não comparece ao encontro com o Sindicato. O gestor enviou apenas interlocutores que, não possuem autonomia para negociar com a entidade.


“Estamos frustrados com a falta de respostas efetivas do Estado para as decisões sobre processo de valorização da categoria, calendário de concurso público e prorrogação automática de mandato de diretores”, lamenta Edina, acrescentando que o secretário foge do debate sobre esses temas.

Tentativa de isolamento

Para o presidente estadual do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, o secretário Marco Marrafon vem tentando isolar o sindicato. “Demonstra a falta de respeito com a instituição que representa os 40 mil profissionais da Educação da rede estadual e com uma representatividade consolidada”, destaca. 


Ao se retirar da reunião, o Sintep deixou a mensagem de que quando o secretário tivesse tempo para atender o sindicato todos retornariam para conversar. “Nós apenas esperamos que não seja num prazo tão longo como foi essa, pois as questões são emergenciais e precisam ser tratadas com quem tem autonomia”, pontua o presidente.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS