Gerente do Senac se reúne com vereadores de Colíder e promete 18 cursos em 2017

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio de Mato Grosso (Senac/MT) ministrará em 2017, ao menos, 18 cursos em Colíder e manterá 75 vagas no Programa Menor Aprendiz. No entanto, o prédio na entidade, na travessa do Parecis, no centro da cidade, não será reaberto.

A informação foi repassada aos vereadores durante reunião na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (20/02), entre vereadores, empresários e Olga Talita Furlan Mazzei, gerente do Centro de Educação Profissional em Sorriso e responsável pela manutenção dos cursos em Colíder. 


Segundo Olga, os cursos continuam sendo realizados em Colíder em parceria com empresas, entidades e profissionais. Ela esclarece ainda que o Senac não ministra mais cursos gratuitos. Apenas os adolescentes que participam do Menor Aprendiz estudam sem pagar nada.

“A turma do Menor Aprendiz nunca parou em Colíder. A gente conseguiu a parceria com a Escola Fábio Ribeiro e mantivemos uma turma de Aprendizagem de Administração e outra de Aprendizagem de Supermercados, conforme a contratação das empresas”, destaca.


A meta atual do Senac é concluir os cursos técnicos em andamento. Um novo ciclo de cursos será iniciado em abril. “Tenho a intenção de trazer os cursos de ‘Técnico em Enfermagem’, ‘Assistente de Saúde Bucal’ e ‘Limpeza de Pele e Maquiagem’”, pontua Olga.

O planejamento já foi feito. Todo o material didático foi comprado e os instrutores já estão sendo selecionados. “Em nenhum momento a diretoria do Senac pensou em abandonar Colíder. Fechamos a unidade, mas continuaremos os cursos. Apenas precisamos de espaço para as aulas e parcerias com empresários e o poder público. E isso nós estamos conseguindo”, disse a gerente.


Comissão


O presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), propôs a formação de uma comissão para dialogar em Cuiabá com a diretora regional do Senac, Fabiane Gouvêa Hossaka, sobre a possibilidade de reabertura da unidade em Colíder.

“Vamos reunir vereadores, o prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, entidades, a Acic e outras lideranças comerciais para irmos à Cuiabá fazer a cobrança pela reabertura do prédio e verificar o que é possível fazer para fortalecer as ações do Senac em Colíder”, justifica o vereador.

O empresário Sérgio Scaqueti e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic), Luiz Antonio Pavoni, participaram da reunião. Pavoni ofereceu o apoio da associação. “Podemos estudar uma parceria, principalmente, com relação ao Menor Aprendiz. Vamos analisar um jeito de ajudar o Senac”, ressalta.


Também participaram da reunião os vereadores Ruam Batista (PTB), Dóris Sguizardi (DEM), Edina Martins (PT) e Zé Moreira (PSD).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS