Policiais, bombeiros e pessoas que libertaram família mantida refém durante assalto em Colíder recebem homenagem da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Colíder, através de requerimento do vereador José Moreira (PSD), homenageará na sessão desta segunda-feira (20/02) os policiais civis e militares, bombeiros e representantes do Conselho Tutelar e da imprensa que participaram das negociações que culminaram com a rendição dos criminosos quem mantinham uma família refém durante assalto ocorrido na noite de 9 de fevereiro no bairro Residencial Maringá, em Colíder.

Conforme Zé Moreira cada um receberá uma Moção de Aplauso devido à relevância da participação no episódio. “Todos promoveram uma brilhante contribuição para o sucesso da negociação. Portanto, é justo que eles recebam deste parlamento as merecidas congratulações”, justifica o vereador. Confira abaixo a lista de pessoas que receberão a homenagem.

O vereador lamenta o crescimento da violência no município, tanto na cidade quanto em propriedades rurais. Zé Moreira explica diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. “Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho, principalmente dos jovens”, pontua.

“Por outro lado, o poder público se mostra incapaz de enfrentar o problema. Pior é constatar que a violência existe com a conivência de grupos das polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridades do poder judiciário. A corrupção, uma das piores chagas brasileiras, está associada à violência, uma aumentando a outra, faces da mesma moeda", comenta Zé Moreira.

Estado ineficiente

Citando como fonte Orson Camargo, que é mestre em Sociologia pela Unicamp, Zé Moreira destaca que as causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome e desemprego. “Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência”.


O vereador sustenta que a solução para a questão da violência envolve os mais diversos setores da sociedade. “Não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional”.

CONFIRA A LISTA DE HOMENAGEADOS

POLÍCIA MILITAR

Aluizio Pereira de Moraes
Bruno Magalhães da Rocha
Jean Carlos Camargo Peixoto
Ideglan Alves de Oliveira

CORPO DE BOMBEIROS
1º Tenente BM Anderson Rodrigo da Silva
3º Sargento BM Leonardo de Arruda Veloso
Soldado BM Tiago Mateus de Souza
Soldado BM Kayo Henrique de Paula
Soldado BM Tiago Carvalho Milani
Soldado BM José Carlos Assis dos Santos
Soldado BM Lenielson da Cruz

POLÍCIA CIVIL
Ruy Guilherme Peral da Silva
Yago Paelo Prates
Magda Ruedo Donadia
Elson Lima dos Santos
Stephanie de Souza Silva
Ivan Mendes Malheiros Junior

CONSELHO TUTELAR

Lizangela Behmer

IMPRENSA
Site Colíder News
TV Piraíba
TV Record/SBT


Fonte: Assessoria de Imprensa - Câmara da Colíder
MAIS NOTÍCIAS: http://www.camaracolider.mt.gov.br/Noticias/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS