Vereador Zé Moreira e secretário Ronaldo Vinha conhecem em Sinop projeto que facilita negócios entre agricultor e consumidor

O vereador Zé Moreira (PSD), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, e a professora Claudilene Gomes Pessoa, da Secretaria de Educação de Colíder, estiveram na quarta-feira (8/02) na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, para conhecer o projeto Sistema Canteiros de Comercialização Solidária (Cantasol). A visita partiu de uma conversa entre Zé Moreira a professora Norma Nobre, doutoranda na Universidade de Dourados (MS) e representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Colíder, e que informou da existência desse projeto.

O Cantasol é um programa de comercialização direta onde agricultores familiares e compradores são cadastrados em um sistema informatizado, que permite que produtor disponibilize na internet os seus produtos. O comprador também pode indicar os itens que deseja comprar. Em Sinop, o projeto beneficia uma cooperativa de agricultores do Assentamento 12 de Outubro.


A iniciativa é desenvolvida pela Unemat. O vereador explica que semanalmente os agricultores do assentamento apresentam uma lista de produtos disponíveis à venda. Os compradores fazem suas encomendas e as retiram em um ponto de entrega na Unemat. “A experiência é avaliada por produtores e compradores como bastante positiva, tanto em Sinop quanto em Cáceres e Alta Floresta”, diz.

“Conversamos com os assentados e a gente pode verificar de perto como funciona o projeto. É um programa de venda online. O poder público pode ter essa iniciativa de criar esse site, organizar o sistema, onde os produtores e os consumidores serão cadastrados. Em Sinop, eles têm, inclusive, grupos no WhatsApp onde fornecedor e comprador tem essa conversa diária sobre a compra, o preço e o horário da entrega. Muito bom o programa”, informa Zé Moreira.

O vereador acrescenta que o programa será, agora, apresentado aos agricultores de Colíder. Representantes da Unemat e do 12 de Outubro virão ao município para explicar o funcionamento do sistema. “Iremos mobilizar os agricultores para a apresentação desse programa e o pessoal de Sinop fará uma explanação direta aos produtores. A intenção do secretário Ronaldo Vinha, da Prefeitura e da Câmara é que esse programa seja desenvolvido em Colíder”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder

ÚLTIMAS NOTÍCIAS