Diretoria do Lions de MT conhece aterro sanitário de Colíder; Vereadores acompanham visita

O presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), e os vereadores Alencar Pereira (DEM) e Zé Moreira (PSD) acompanharam na tarde desta segunda-feira (20/03) a visita da diretoria do Lions Club Internacional de Mato Grosso ao aterro sanitário e à Usina de Triagem e Compostagem de Colíder, mantida pela Associação de Catadores de Material Reciclável (Acmar), distante cerca de 10 quilômetros da cidade, na comunidade Santa Luzia do Pinheirinho.

O prefeito Noboru Tomiyoshi e governador da entidade, Paulo de Brito Cândido, formalizaram uma parceria onde o Lions se compromete a promover uma campanha para conscientizar as pessoas de Colíder sobre a coleta seletiva e a separação correta do lixo seco do lixo úmido. Isso facilita o trabalho dos catadores, que conseguem recolher maior quantidade de material reaproveitado e aumentar a renda com a venda.


Rica Matos destacou que Colíder vive um momento de transformação econômica e social importante e que investir na destinação correta do lixo e na coleta seletiva é necessário para garantir qualidade de vida na cidade, evitar proliferação de doenças, garantir proteção ambiental e propiciar renda aos catadores.

“E a participação do Lions só vem a somar nesse processo, do qual Colíder já é referência no Brasil. A volta da coleta seletiva é um clamor da sociedade, e essa parceria com Lions é importante para a comunidade e aos catadores, que retiram daqui o pão de cada dia deles”, destaca o parlamentar. 


Para o vereador Alencar Pereira (DEM) o sucesso da coleta seletiva está na casa de cada cidadão de Colíder. “Se o morador fizer a parte dele, vai garantir uma cidade mais limpa, um meio ambiente protegido e renda para cada um que trabalha aqui na associação. E tenho certeza que o Lions entrando nessa ação a população conhecerá esse trabalho tão importante para um futuro melhor e mais limpo para todos nós”.

PARCERIA

Noboru Tomiyoshi detalhou todo o trabalho que é realizado no aterro sanitário, que funciona de acordo com exigências das leis ambientais. O prefeito afirma que a colaboração do Lions na orientação da coleta seletiva de lixo nas residências será fundamental. “O maior apoio que o Lions pode dar à prefeitura é informar a população sobre os benefícios da separação correta do lixo em casa”.


Paulo de Brito Cândido elogiou a qualidade do trabalho realizado no aterro sanitário e garantiu o apoio à reciclagem. “Vimos a grandeza do trabalho que está sendo realizado aqui, inclusive pelos catadores. Atendendo o pedido do prefeito, o Lions ajudará na conscientização e na divulgação da separação do lixo através de uma cartilha, pedindo para que a população colabore para que esse material tenha a destinação correta e facilitando o trabalho da associação”, comentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder

ÚLTIMAS NOTÍCIAS