Vereador Pernambuco Filho articula projeto para viabilizar a instalação de granjas de frangos e suínos em Colíder

Baseado no grande número de pequenas propriedades em Colíder, na proximidade da matéria-prima para a ração e no apetite crescente do mercado consumidor brasileiro e internacional, o vereador Pernambuco Filho (PMDB) vê a avicultura e a suinocultura como atividades viáveis para diversificar a renda no campo e incrementar a economia do município.

Para isso, o parlamentar pretende articular a Câmara Municipal, a Prefeitura a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a implementação de projetos que viabilizem as duas atividades através da oferta de incentivos financeiros e técnicos aos produtores rurais e garantir de venda dos animais às indústrias frigoríficas de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

“Podemos mobilizar empresas, como a Sadia, nessa questão da construção de granjas de frangos e suínos em sítios de até 50 alqueires em Colíder. Isso vai gerar divisa para o município e emprego e renda, além de garantir a permanência dos jovens nas propriedades rurais. E nós estamos próximos a Lucas, Sorriso e Mutum. Colíder tem espaço para crescer nesse segmento”, afirma Pernambuco.

Segundo o vereador, Colíder também pode contar com o apoio do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. “O Blairo tem essa experiência de ex-governador e é um profundo conhecedor das coisas envolvendo Mato Grosso. Com certeza, ele poderá ajudar muito. O que nós precisamos fazer é esse elo de conversas com as autoridades e frigoríficos e mostrar a eles que o nosso município tem potencial e espaço para produzir frangos e porcos”.

Pernambuco Filho lembra que algumas indústrias frigoríficas oferecem a assistência técnica, capacitação em manejo e suporte financeiro aos produtores parceiros. “Fornecem o franguinho, o leitão e a ração. O produtor, tem até mesmo financiamentos especiais para construir as granjas. É um lucro certo, porque você tem onde vender. Esse tipo de empreendimento é o ideal para fortalecer a economia colidense”, afirma o vereador.

Conforme o parlamentar, além de ajudar os produtores e aumentar e diversificar a renda famílias no campo, a suinocultura e avicultura incrementam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “São atividades que ajudarão a aumentar a arrecadação do município”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder

ÚLTIMAS NOTÍCIAS