Colíder: Projeto do vereador Zé Moreira prevê redução de acidentes através de ações de educação no trânsito

O projeto de lei “Educação para o trânsito, compromisso com a cidadania”, de autoria do vereador Zé Moreira (PSD), prevê atividades voltadas ao respeito às regras e leis de trânsito em Colíder percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e coletiva. A iniciativa busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços em nossa cidade.

Moreira apresentará a matéria na sessão desta segunda-feira (10/04) da Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, Colíder ainda busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens. “Nossa cidade tem um índice muito alto de acidentes. A ocorrência acontece de forma rotineira. Por isso, a educação no trânsito é, sobretudo, um preparo preventivo através de ensinamentos de normas que devem ser obedecidas, e comportamentos que devem ser postos em prática por todos para a preservação da vida”.


A meta do projeto de Zé Moreira é levar ao entendimento da população de Colíder a importância que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas.

“A importância do trânsito deve ser ensinada às crianças, aos adolescentes, aos adultos, aos motoristas, pedestres e passageiros no sentido de educá-los para evitar os acidentes e tornar o trânsito mais fluente e agradável”, explica o vereador.

ORIENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Essa educação, segundo Zé Moreira, deve ter como base, o ensinamento de normas comportamentais nas escolas, nas universidades, nas entidades representativas como as associações, sindicatos, clubes de serviços, além das empresas privadas, e uma boa divulgação pelos meios de comunicação, tais como o rádio, os sites de notícias, a televisão, os jornais, revistas, artigos, entre outros.

“Os ensinamentos da educação para o trânsito não deverão se limitar somente às regras, mas também à vida em sociedade, ensinando boas maneiras de convivência respeitosa entre motoristas e pedestres, alcançando a mudança de comportamento de ambos, e, consequentemente a diminuição dos alarmantes índices de confrontos entre motoristas versos motoristas e motoristas versos pedestres”, orienta o vereador.

Moreira acredita que com educação é possível transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, construindo um trânsito mais humano e cidadão. A implementação desse projeto em Colíder resultará não somente na qualidade da formação dos futuros motoristas, mas também na educação dos jovens para o exercício da cidadania no espaço público, seja como pedestre, passageiro, ciclista ou condutor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder


ÚLTIMAS NOTÍCIAS