Menina que nasceu com três pernas passa por cirurgia e já anda e corre normalmente

Uma criança que nasceu com três pernas - porque partes do corpo de um gêmeo tinham crescido dentro dela - deve retornar para a casa nesta sexta-feira (28) depois de passar por uma cirurgia rara e complexa na Austrália, que permitiu que ela passasse a andar e correr normalmente, segundo seus médicos.

Especialistas de Bangladesh tinham avaliado que Choity Khatun, de 3 anos, tinha poucas chances de sobreviver até que ela foi levada a Melbourne, no ano passado, pela organização beneficente Children First Foundation.


Lá, uma equipe de cirurgiões passou vários meses desenvolvendo um procedimento para reconstruir sua anatomia. "Um gêmeo tinha crescido a partir de sua pélvis, mas era apenas parte de um gêmeo... O problema é que não há regras para isso porque ela é um indivíduo muito único, então é preciso trabalhar com o que está ali", disse Chris Kimber, cirurgião pediátrico do Hospital Pediátrico Monash.

"Quando Choity chegou à Austrália, ela estava malnutrida, não conseguia andar de forma adequada", disse Kimber.


Trabalhando em colaboração com especialistas da Europa e Estados Unidos, os cirurgiões planejaram um procedimento que envolveu remover o restante da terceira perna (parte já tinha sido amputada em Bangladesh) e também remover, desconectar e reconectar outros órgãos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS