Projeto oferece assistência técnica à pecuária leiteira em Colíder; vereadores Dóris e Marquinhos apoiam reativação do programa Balde Cheio

Dezenas de produtores leiteiros de Colíder, os vereadores Dóris Sguizardi (DEM) e Marcos Aragão (Marquinhos – PSD) e o secretário adjunto de Agricultura, Paulo Tita, participaram na tarde desta terça-feira (25/04), no sítio Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Gleba Cacique, da apresentação por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do programa de incentivo à pecuária leiteira Balde Cheio.


Atualmente, a propriedade do produtor Gilmar Correa produz 760 litros diários de leite. Com as orientações técnicas do Sebrae, a expectativa é aumentar essa produção para cerca de mil litros por dia. “O projeto promove a melhoria da produtividade e da qualidade do leite produzido em pequenas propriedades por meio da orientação técnica aos produtores leiteiros e a incorporação de novas tecnologias”, comenta Dóris.


Marquinhos informa que o Balde Cheio já era desenvolvido durante o governo do ex-prefeito Celso Banazeski, mas foi descontinuado a partir de 2013. “É um projeto de assistência técnica focado no fortalecimento e na sustentabilidade das propriedades leiteiras, onde o produtor conhece tecnologias que melhoram a qualidade e a produtividade, tornando o seu negócio rentável e competitivo”, explica.


PARCEIROS

Mas para levar o projeto aos produtores leiteiros de Colíder, o Sebrae está em busca de parceiros. Segundo Dóris Sguizardi, nos próximos dias a entidade conversará com o prefeito Noboru Tomiyoshi sobre a possibilidade de apoio do governo municipal. 


O vereador Marquinhos esclarece que o governo federal, através do Sebrae, banca 70% do projeto. “O restante dos recursos deve ser custeado através de parcerias entre município, entidades ou produtores rurais”, destaca.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CONFIRA AQUI