Vice-prefeito Ono e secretário Rafael Bosco apresentam a vereadores relatório sobre saúde pública de Colíder


O vice-prefeito Massahiro Ono e o secretário municipal de Saúde, Rafael Bosco de Oliveira, apresentaram ao presidente Rica Matos (PSD) e aos vereadores, durante reunião na tarde desta segunda-feira (3/04) na Câmara Municipal, um relatório sobre a saúde pública de Colíder neste primeiro trimestre da gestão do prefeito Noboru Tomiyoshi.

Rafael Bosco fez aos parlamentares uma explanação bastante detalhada sobre as diversas situações encontradas na sua pasta, funcionamento do serviços, licitações e gestão de programas. Disse que um amplo levantamento revelou inúmeros problemas na saúde pública municipal, desde o gerenciamento ineficiente de programas até a precariedade na parte de equipamentos, de material, de atendimento e de falta de pessoal.


Revelou ainda que município perdeu vários programas federais importantes porque simplesmente não foram implantados pela gestão passada. “Temos como exemplos o Centro Especializado em Recuperação e o Centro Especializado em Saúde Bucal, que tiveram os seus recursos devolvidos, sem possibilidade de recuperação”, explica Rafael.


PSF CENTRAL

Sobre o PSF Central, o secretário descartou a inauguração imediata devido a várias irregularidades na construção do prédio. Um estudo mostrou que não havia a menor possibilidade de a estrutura ser inaugurado da forma em que ele se encontra. “Na verdade, é uma construção inacabada e com muitas falhas, com paredes trincadas, parte elétrica e hidráulica inacabada. Foi feito um serviço muito ruim, sem qualidade. Mas a empresa responsável pela obra está refazendo a sua parte”.

Rafael Bosco disse também que um novo projeto prevê o acréscimo de uma fachada e a implantação de acessibilidade no novo prédio da unidade. “Isso tudo já está sendo licitado para a contratação da empresa que realizará esses trabalhos”, diz o secretário, ressaltando que a equipe do PSF Central já está definida e que os equipamentos e materiais também estão em processo de licitação.


O secretário informa que todos os PSFs do município estão sendo atendidos por médicos. Acrescenta que o fornecimento de medicamentos básicos também foi normalizado e que produtos e equipamentos laboratoriais estão em processo de licitação. Rafael destacou ainda que os postos de saúde serão reformados a partir de breve. Todas as unidades – inclusive aquelas do interior do município –serão informatizadas.

HOSPITAL REGIONAL

O vice-prefeito Ono, por sua vez, lamentou a troca de gestor da Secretaria Estadual de Saúde. A mudança deverá comprometer a reestruturação do Hospital Regional de Colíder. Durante um encontro de prefeitos e secretários de saúde, o governador Pedro Taques se comprometeu a solucionar os problemas em todos as unidades em Mato Grosso e disse que iria construir mais três hospitais regionais.

Noboru e Ono também conversaram pessoalmente com Pedro Taques e com os secretários de Segurança Pública e de Saúde. “A verdade é que o novo secretário de Saúde ainda não tomou pé das coisas relativas à saúde de Mato Grosso. Mas ele sabe que o rombo é grande. No entanto, colocamos a ele todos os nossos problemas aqui em Colíder, e todas as nossas angústias em relação ao Hospital Regional e ao pagamento dos salários”, pontua Massahiro Ono.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder

ÚLTIMAS NOTÍCIAS