Moradores de Colíder serão atendidos com cirurgias oftalmológicas em Alta Floresta; Agendamento termina nesta sexta-feira 26

Vereadores, autoridades municipais e representantes de entidades de Colíder participaram na tarde desta segunda-feira (22/05), no auditório da Câmara, de um encontro sobre a Caravana da Transformação, que será realizada dos dias 6 a 16 de junho em Alta Floresta. A secretária adjunta da Casa Civil do Governo do Estado, Paola Reis, repassou informações sobre o evento, que atenderá moradores de 12 municípios.

A Prefeitura de Colíder, através da Secretaria Municipal de Saúde, já garantiu o transporte que levará à Alta Floresta os pacientes que necessitam de cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio (uma formação carnosa que avança sobre a córnea), glaucoma e YAG Laser, que é uma técnica cirúrgica para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino do olho.


Portando seus documentos pessoais e Cartão SUS atualizado, os interessados têm até esta sexta-feira (26) para agendar o procedimento nas unidades básicas de saúde da sua região. A informação é da Secretaria de Saúde. Devem providenciar o agendamento as pessoas com idade a partir de 55 anos.

As informações estão disponíveis nos postos de saúde. As vagas são ilimitadas. As cirurgias são gratuitas. As pessoas cadastradas serão acompanhadas por profissionais da saúde e receberão alimentação.


EXAMES E CIRURGIAS

Segundo Paola Reis, a prioridade serão os atendimentos oftalmológicos. Foi definido um calendário para atendimento do público-alvo do programa, que são as pessoas acima de 55 anos: de 6 a 12 de junho acontecem as consultas e exames para detecção de doenças, em especial da catarata.

Já entre os dias 8 e 16 de junho, serão realizadas as cirurgias agendadas após a consulta. Por dia, serão atendidas cerca de 800 pessoas, podendo chegar até mil. Em relação as cirurgias, a capacidade para a realização é de 300 por dia.


ALÍVIO AO SOFRIMENTO

Para o presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), essas cirurgias aliviarão o sofrimento de um número muito grande de pessoas de Colíder. “Esses pacientes aguardam o procedimento há muito tempo. Agora, terão seus problemas resolvidos na caravana. Quem está com a visão comprometida sabe das dificuldades que as pessoas enfrentam para ter acesso aos serviços de saúde”, comenta o vereador.

O vereador Ricardo Caldeira Rezende (Lika – PSDB) também está satisfeito. “Essa é uma oportunidade única e que levará um pouco mais de conforto e dignidade a essas pessoas. E peço que a sociedade de Colíder se mobilize, que cada um avise o seu amigo, parente e vizinho, para que todos possam resolver o seu problema de visão”, pontua o parlamentar, que chegou a cobrar o apoio logístico da prefeitura para garantir o acesso dos pacientes do município à Caravana da Transformação.


Os 12 municípios atendidos são Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena e Paranaíta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder




ÚLTIMAS NOTÍCIAS