Novo satélite levará internet banda larga à população rural de Colíder, diz Rica Matos após audiência com ministro Kassab

O presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), participou em Brasília de uma audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), que anunciou o lançamento do satélite geoestacionário brasileiro que vai levar internet rápida para todo o país a partir de agosto deste ano.

O equipamento foi colocado em órbita no dia 4 de maio, em Kourou, na Guiana Francesa. “Esse satélite vai proporcionar ao país e para municípios como Colíder um aumento significativo da sua capacidade de banda larga. Beneficiará principalmente aquelas pessoas que vivem em propriedades rurais e comunidades do interior”, afirma Rica.


Rica integrou uma comitiva de prefeitos e vereadores de Mato Grosso, liderada pelo deputado estadual Pedro Satélite (PSD). “Mato Grosso saiu na frente, para que possamos garantir uma internet debanda larga para todos os nossos municípios, principalmente nas glebas, nos assentamentos, para que as pessoas possam usufruir disto, que é um direito de todos”, pondera Satélite.


O presidente da Câmara de Colíder diz que vai trabalhar para que o município seja um dos primeiros a ser contemplado com a banda larga. “Com esse satélite, a falta de internet nas áreas mais distantes será resolvida. Todas as pessoas que moram nos distritos e áreas rurais serão contempladas com a inclusão digital. Além disso, essa tecnologia trará internet com 10 vezes mais velocidade e 10 vezes menos custo para a população”, comenta Rica.


O satélite será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente em áreas remotas. Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, ficará posicionado a 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. A capacidade de operação do satélite é de 18 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS