Vereador Denny Serafini pede reforço das políticas públicas de proteção às crianças e aos adolescentes em Colíder

O vereador Denny Serafini (Pros) participou nesta quinta-feira (18/05) da grande caminhada pela avenida Marechal Rondon, em Colíder, pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi idealizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e mobilizou centenas de moradores.

Para Denny há a necessidade de ampliar em Colíder os debates sobre as questões relacionadas ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, conscientizar e encorajar a sociedade a denunciar esses crimes. “Temos que conscientizar a população para que ela também se torne responsável pelos assuntos que nos afligem, e a exploração faz parte desses assuntos”, pontua.


O vereador chama a atenção para o crescimento no número de casos denunciados e para a importância de não ficar calado. “Os números de denúncias estão aumentando gradativamente, talvez, pelo trabalho que já está feito na divulgação e na prevenção desse índice de natureza sexual. No entanto, sabemos que quantidade de casos registrados pela polícia ainda é inferior ao da realidade”, diz.

Muita gente procura atendimento médico, mas não denuncia, não registra ocorrência e não tem coragem de denunciar. “Isso não pode acontecer. Os pais, a família, os professores e as pessoas próximas devem estar atentos aos sintomas, às mudanças comportamentais e a tudo que indique uma possível violência sexual. É preciso que as pessoas denunciem, quebrem a barreira do silêncio e se importem realmente com a vida dessas crianças”, acrescenta o vereador.

Denny Serafini avalia que a conscientização da sociedade é fundamental. “Precisamos levar a informação e promover um diálogo com todas as pessoas. É de extrema importância debater esse assunto, uma vez que o abuso sexual ocorre em seio família. Infelizmente, ainda existe quem acredita que esse crime não acontece e que pode passar a mão ou falar alguma coisa para uma criança que não se configura crime. Só conseguiremos quebrar essa cultura com a informação”, destaca.

DENÚNCIAS

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A denúncia também pode ser feita pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Em Colíder, além dos fones (66) 3541-2802 e 99927-2524, qualquer situação anormal referente à criança pode ser encaminhada pelo e-mail creascolider@hotmail.com. As denúncias também podem ser feitas às polícias Civil e Militar ou ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS