Vereador Ícaro Severo doa personagem Sinopinho para campanha da coleta seletiva

A entrega foi na quinta-feira, 27, quando vereador foi à Secretaria de Meio Ambiente, a convite da chefe da pasta, para discutir o projeto Cidade Verde, que propõe o plantio de grama em terrenos urbanos não-edificados. Criado pela agência Selva Comunicação, a pedido do vereador, o Sinopinho é um personagem desenhado pelo jornalista Sergio Edison Oberthir e aplicado a várias peças publicitárias pelo designer Kleber Simioni. No projeto apresentado à secretária de Meio Ambiente do município, Luciana Bertinatto, viu na proposta do vereador Ícaro Francio Severo (PSDB) ideias para a conscientização da sociedade visando a melhor forma do descarte de resíduos sólidos.

O personagem, com quatro movimentos iniciais, foi aplicado a uma cartilha sobre Coleta Seletiva, adesivos, camiseta e boné, e trata do tema de forma lúdica e educativa. “Entendemos que o Sinopinho será de fácil aceitação para ajudar a conscientizar sobre a campanha de coleta seletiva de lixo”, considera Ícaro, que tem 22 anos completados em janeiro e se identifica com o público jovem.


De acordo com a secretária, mudar o modelo de descarte de resíduos sólidos é essencial para a melhoria do meio ambiente, além de fazer parte da legislação. Entretanto, em Sinop o modelo a ser aplicado ainda está em discussão.

“Mudar o sistema de coleta do município é uma prioridade desta administração. Não só pelo cumprimento da legislação e da judicialização do antigo aterro sanitário da cidade, mas também para garantir a qualidade de vida que os cidadãos merecem. Receber ideias como a do vereador nos ajuda e muito neste planejamento”, destacou a chefe da pasta.

O tema também já foi tratado pelo parlamentar por meio de um requerimento encaminhado ao executivo municipal, solicitando informações sobre a situação atual da coleta de lixo da cidade. Após os questionamentos, Ícaro também se preocupou em compartilhar o projeto como sugestão de solução do problema.

“O projeto é lúdico, é educativo em todas as faixas etárias. O objetivo é mostrar como deve ser feita a separação de cada material e de que forma ele pode ser reaproveitado”, explicou.
A secretária Luciana ressaltou que vai incluir as sugestões do vereador no planejamento que a Secretaria vem desenvolvendo.

“Nós vamos trabalhar com a comunidade escolar, colocar os estudantes para confeccionar os materiais da campanha, porque sabemos da necessidade de envolvê-los no processo. Mas todas ideias que acrescentem a este processo são bem-vindas e essenciais”, finalizou a gestora.












ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CONFIRA AQUI