Vereadores de Colíder assistem à palestra da juíza da Infância e Juventude sobre ações de combate à pedofilia e abuso sexual

A Câmara de Colíder foi palco na manhã desta quarta-feira (31/05) de uma palestra direcionada aos profissionais da educação da rede pública municipal sobre ‘Abuso sexual e pedofilia: ações de combate’. Participaram os vereadores Dóris Sguizardi (DEM), Zé Moreira (PSD), Alencar Pereira (DEM), Edina Martins (PT) e Ruam Batista (PTB).´

Esse encontro de capacitação foi promovido pelo Centro de Referência e Assistência Social (Creas) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e faz parte da campanha de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.


A palestra foi ministrada a Juíza da vara da Infância e Juventude, Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade. “O educador é muito importante nesse processo de identificação de sinais de possíveis vítimas e no encaminhamento da denúncia. A Escola também pode estimular essas vítimas a falarem com os professores sobre possíveis violências”, esclarece a magistrada.


Giselda considera que o pequeno registro de denúncias em Colíder pode esconder uma situação grave. “Há poucas denúncias. É possível que tenham casos que não são denunciados. Mas acredito que não seja um número alarmante. É pequeno, mas nem por isso menos grave. Nós temos apenas dois processos relativos a 2016 e 2017 em andamento em Colíder”, informa.

ONDE DENUNCIAR

As denúncias de abusos contra crianças e adolescente em Colíder podem ser feitas através do ‘Disque 100’ ou ao Conselho Tutelar, ao Creas e às polícias Civil e Militar. O tipo de violência pode ser psicológica, física, abandono, negligência, trabalho infantil, tráfico e abuso e exploração sexual.


“É fundamental que toda a sociedade intervenha e se posicione a cada dia para mudar essa realidade. Proteger a criança e o adolescente é uma responsabilidade todos nós. Nossos filhos não podem ficar expostos a qualquer tipo de violação. Portanto, é papel de todos assegurar seus direitos fundamentais”, pontua a vereadora Dóris Sguizardi.


“Enfrentar a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes é encarar de frente o desafio de uma mudança profunda em nossa cultura”, disse o vereador Zé Moreira. “É um crime hediondo que, muitas vezes, é banalizado e quase naturalizado em nossa sociedade. Por isso, essas palestras, campanhas e ações são fundamentais para compor uma rede de proteção da criança e do adolescente”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder



ÚLTIMAS NOTÍCIAS