Colíder sedia o 5º Encontro Regional de Economia Solidária; vereadores participam do evento

Colíder sediou nesta quarta-feira (05.07), no Centro de Formação da Agricultura Familiar, o 5º Encontro Regional de Economia Solidária, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) com o apoio do Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol).

O evento contou com a participação dos vereadores Dóris Sguiqzrdi (DEM), Zé Moreira (PSD) e Alencar Pereira (DEM). “Foram debatidos a elaboração do plano estadual de economia solidária e temas sobre associativismo, cooperativismo, mulheres rurais e geração de renda e de trabalho digno para os produtores familiares”, informa Dóris.

A economia solidária reúne iniciativas de projetos produtivos, coletivos, associativismo e cooperativismo, redes de produção, cooperativas de reciclagem, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, entre outras, que dinamizam as economias locais dos municípios.

Foto: Lázaro Nunes - Assessoria da Prefeitura

CONVÊNIO EM EXECUÇÃO

As ações desenvolvidas fazem parte das metas do convênio 774178/2012, já em execução, firmado entre o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e a Seaf, em 2012, no valor de R$ 1,9 milhões, que culminará na elaboração do plano estadual da economia solidária em debate construtivo com a sociedade de Mato Grosso.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, o evento tem o objetivo importante de discutir proposições na temática. “Estamos executando o convênio e em colaboração com a sociedade civil, propostas estão sendo sugeridas para a consolidação do documento final que será o plano estadual de economia solidária, inédito no Estado.

Além da elaboração do plano estadual da economia solidária, estão entre as metas do convênio, o fomento e assessoria técnica às entidades de apoio a empreendimentos solidários para organização de feiras populares regionais, capacitar técnicos sobre viabilidade econômica e comercialização aos empreendimentos da economia já existentes, apoiar novos empreendimentos e a criação de um fundo rotativo para a política pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder






ÚLTIMAS NOTÍCIAS