NOTÍCIAS

Agricultores, vereadores e prefeito de Vera apoiam à campanha do vereador Marquinhos contra extinção do Incra em Colíder

Nesta terça-feira (29.08), o vereador Marcos Aragão, o Marquinhos (PSD), vice-presidente da Câmara de Colíder, recebeu em seu gabinete no legislativo a visita dos produtores do município de Vera Argeu da Silva Medeiros, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista dos agricultores Familiares do Assentamento Califórnia (Coopercalifórnia), e do diretor financeiro da entidade, Valdir Turra.

Eles vieram a Colíder manifestar o apoio dos associados da cooperativa à campanha encabeçada por Marquinhos contra o fechamento da unidade de Colíder do Incra, conforme determina a Portaria 426, de 13 de julhos de 2017, assinada pelo presidente nacional do Instituto, Leonardo Góes Silva. Com a extinção, as atribuições de Colíder serão transferidas para Peixoto de Azevedo, com sede no município de Guarantã do Norte.


Argeu repassou a Marquinhos um ofício endereçado a Leonardo Góes onde a Coopercalifórnia pede a permanência do Incra em Colíder. “Nesse documento, manifestamos o nosso apoio à luta do vereador Marquinhos. Além da permanência em Colíder, também pedimos ao presidente do Incra a reestruturação da unidade, que é indispensável para as famílias do assentamento Califórnia e dos micro e pequenos produtores da região. Queremos que o Incra revogue essa decisão”, informa.

Marquinhos informou às lideranças de Vera que viajará à Brasília nos próximos dias para entregar pessoalmente o relatório construído a partir da audiência pública realizada no Câmara no dia 21 de agosto. O vereador também entregará ofícios de apoio enviados por prefeituras, câmaras municipais e entidades ligadas a pequenos produtores rurais e agricultores familiares dos 22 municípios da área de abrangência do Incra de Colíder. 


A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Vera também encaminharam a Marquinhos ofícios para serem entregues ao presidente nacional do Incra. “A audiência pública está resultando na união dos municípios e a nossa campanha pela permanência do Incra em Colíder está cada vez mais forte. Acredito que vamos conseguir derrubar a decisão da portaria 426”, comemora Marquinhos, que pretende agendar uma audiência em Brasília com Leonardo Goes ainda para a primeira quinzena de setembro.

Implantado em 1998, o assentamento Califórnia ainda busca a regularização fundiária. “Sem o título definitivo dos lotes mão somos ninguém. Não podemos acessar recursos financeiros juntos aos bancos e, praticamente, não temos como investir na produção em nossas propriedades. E para termos acesso ao documento legal precisamos do Incra funcionando em Colíder”, pontua Argeu da Silva Medeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder