NOTÍCIAS

Encontro na Câmara de Colíder debate criação de unidade de conservação para revitalizar trecho do córrego do Jaracatiá

A Câmara de Colíder sediou nesta terça-feira (29.08) um encontro que debateu a criação da Unidade Municipal de Conservação do Córrego do Jaracatiá, no trecho urbano a partir da nascente até o Lago dos Pioneiros.

O presidente do Legislativo, Rica Matos (PSD), e os vereadores Marcos Aragão, o Marquinhos (PSD), Dóris Sguizardi (DEM) e Ruam Batista (PTB) participaram do evento, que foi conduzido pelo prefeito Noboru Tomiyoshi.


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já realizou os estudos preliminares e definiu os limites da unidade ambiental. A implantação terá recursos de compensação ambiental e seguirá procedimentos previstos pelo Ministério do Meio Ambiente.

A unidade de conservação englobará a extensão do córrego do Jaracatiá entre a nascente até o Lago dos Pioneiros, no bairro Jardim América. “Já recebemos um parecer positivo da Sema e foi disponibilizado recurso para o projeto”, informa Noboru. 


A Prefeitura de Colíder está elaborando o memorial descritivo. Em seguida, o projeto que será encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que definirá as empresas que farão a compensação ambiental.

“Essa consulta pública foi importante porque permitiu que a população pudesse ficar informada sobre a criação da unidade e contribuir com sugestões. Além da revitalização e proteção ambiental, esse será mais um espaço importante para atividades de lazer das pessoas de Colíder”, comenta Rica Matos.

(Imagens: Lázaro Nunes, da assessoria da Prefeitura)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder