NOTÍCIAS

Vereador Jaime Lima pede à Prefeitura de Colíder compra de aparelhos para diagnósticos por imagem

O vereador Jaime Lima (DEM) está encaminhando ao prefeito Noboru Tomiyoshi e à Secretária Municipal de Saúde uma indicação onde pede a aquisição de vários aparelhos de ultrassonografia, radiografia, mamografia e eletrocardiográfico para atender as pessoas de Colíder que necessitam de diagnósticos através de exames por imagem.

“O equipamento de radiografia é o popular raio-X, que tem a finalidade de identificar possíveis lesões internas, nos órgãos, tecidos, ossos, na área cardíaca e outras doenças, como pneumonia e sinusite. É um aparelho barato, mas que tem uma grande serventia para a população que necessita do atendimento da saúde pública”, explica o vereador.

Jaime Lima também sugere a compra de um aparelho de ultrassom. “Tem a finalidade de produzir em tempo real imagens em movimento das estruturas de órgãos. Também é importante para o acompanhamento de tratamento preventivo, principalmente, para as gestantes”, comenta.

O aparelho de mamografia é outra solicitação. “Os exames de mamografia são essenciais e rotineiros para mulheres a partir dos 40 anos, principalmente. Esse exame é fundamental para a detecção precoce do câncer”, relata Jaime Lima. Outro aparelho recomendado pelo vereador é o eletrocardiográfico, importante para detectar problemas na atividade cardíaca.

“Atualmente, os exames nesses aparelhos são feitos, em sua maioria, em Cuiabá. E, cada um, custa de 100 a 200 reais. Com esses equipamentos aqui, o paciente não perderia tempo com viagens longas, já que cada exame demora, em média, apenas cerca de 20 minutos. Com a Prefeitura de Colíder comprando esses aparelhos, ofereceríamos mais tranquilidade e comodidade a todos os usuários da saúde”, pontua Jaime Lima.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Colíder