NOTÍCIAS

Encontro debate em Cuiabá educação de jovens e adultos em Mato Grosso; Edina Martins e diretor do Ceja de Colíder participam das discussões

A vereadora Edina Martins (PT), presidente da subsede de Colíder do Sindicado dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), participa em Cuiabá do 16º Encontro Estadual do Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso (FPDEJA-MT).

O evento começou nesta quinta-feira (26.10), com o tema Conjuntura política: como a educação de jovens e adultos figura nesse contexto de desmonte e usurpação de direitos?”, e termina neste sábado (28) com apresentação das propostas pelos delegados para o 15º Eneja e com a eleição da nova coordenação estadual.

Na manhã desta sexta-feira (27), segundo Edina Martins, o debate é sobre o tema “Cejas em MT: garantia de tempos e espaços para os sujeitos da Eja?”, mediado pelo diretor do Ceja Cleonice Miranda da Silva, Cláudio Scalon, de Colíder.

ESTUDO E REFLEXÃO

Edina Martins diz que o objetivo do encontro, que acontece no auditório do Sintep, é refletir, estudar e contribuir para a educação de jovens, adultos e idosos com qualidade social e proposições para o contínuo exercício de fortalecimento da modalidade.

De acordo com a vereadora, a Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não deram continuidade aos seus estudos ou que não tiveram acesso aos ensinos Fundamental e Médio na idade apropriada.

“Para isso, precisamos oferecer uma educação de qualidade e pensar na melhoria dos Cejas. Além disso, é fundamental dar suporte ao professor e às equipes gestoras e pedagógicas”, comenta Edina Martins.

Também participam do fórum a coordenadora do Ceja de Colíder, Daiani Cristina Nogueira, e o professor Osvaldo Pereira da Cunha Silva.