NOTÍCIAS

Estudantes "vereadores mirins" da Escola Palmital visitam a Câmara de Colíder; sessão mirim será realizada no dia 17

Os estudantes ‘vereadores mirins’ da Escola Estadual Palmital, da comunidade Marco de Cimento, visitaram na noite desta segunda-feira (23.10) a Câmara de Colíder e acompanharam a sessão ordinária do Legislativo municipal.

O grupo atendeu o convite da vereadora Dóris Sguizardi (DEM), autora da iniciativa que deverá culminar na implantação da Câmara Mirim de Vereadores, através de projeto de lei que já está sendo desenvolvido pela assessoria de gabinete da parlamentar.

“É uma experiência importante para eles. Tiveram a oportunidade de presenciar o que faz um vereador, qual é o procedimento durante uma sessão, além de todos os trâmites regimentais, o que é muito importante. Eu fiquei feliz com o interesse que todos demonstraram”, destaca Dóris.


O presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), aponta que integrar os estudantes de Colíder às atividades da Câmara será fundamental para aproximar a população do cotidiano do legislativo e dos vereadores.

“Essas inovações é que fazem com que a Câmara tenha uma avaliação positiva da população e fazendo com que as pessoas participem em peso das sessões. É um orgulho muito grande estar à frente da administração do Legislativo neste momento de avanços. Trazendo os estudantes para esta Casa estaremos modernizando o modo de fazer e de pensar a política em Colíder”, ressalta Rica.


SESSÃO MIRIM

Os alunos’ parlamentares’ da Escola Palmital realizarão uma sessão experimental no plenário da Câmara no dia 17 de novembro, a partir das 8h30. Eles, até mesmo, já elegeram a mesa diretora do ‘legislativo mirim’.

O presidente é Eduardo Soares Mendes, com Gláucia como primeira-secretária e Evelin a segunda-secretária. Os demais ‘vereadores’ são Tamirys, Michaelly, Gabriely, Maria Gabriela, Lucymara, Alan, Messias, Lucas, Dhislhy e Matheus.


“Será a primeira sessão mirim da Câmara de Colíder”, comenta Dóris. “É um projeto-piloto para a criação da Câmara Mirim, onde os alunos eleitos trarão as demandas de suas comunidades e das comunidades vizinhas”, acrescenta.

“Então, será muito importante que os estudantes vereadores da Escola Palmital tragam as necessidades da sua comunidade para essa sessão do dia 17, para que a gente possa levá-las ao nosso prefeito e aos secretários, e que sejam levadas adiante e atendidas”, acrescenta.


Acompanharam o grupo a diretora Queti Tonetti, a coordenadora Adriana Farias, a professora Keila Vieira e Fátima Aparecida Smerdeck, mãe de um dos estudantes.

CARINHO COM O CAMPO

A coordenadora Adriana Farias ressalta que essa visita à Câmara de Colíder e a iniciativa da vereadora Dóris mudarão o modo de pensar dos alunos que estão lá no campo. “Esse convite foi muito importante, porque as escolas do interior estão meio esquecidas, a comunidade está esquecida. E esse projeto da vereadora Dóris pode mudar isso. A gente precisa não apenas de estradas e de saúde. Nós precisamos de um respaldo, de um carinho, de um cuidado lá na base, que é a educação”.


Para ela, é fundamental que os vereadores e o poder público tenham um olhar mais atento com as escolas do campo. “Nós precisamos de vocês lá. Precisamos desse apoio nos projetos, nas atividades pedagógicas, nas atividades da comunidade, porque em poucos anos nós teremos esses alunos podendo representar nossa gente na Câmara de Vereadores ou como prefeitos, ou sendo nossos médicos, advogados, nossos doutores... Por isso, merecem o nosso carinho, o nosso respeito e a nossa atenção”, comenta Adriana.


Gláucia, a primeira-secretária mirim, também deixou o seu recado. “Representando a Escola Palmital, eu quero agradecer os vereadores essa oportunidade que eles estão oferecendo para a gente, que começamos a entender melhor como funciona uma Câmara Municipal, compreendendo o trabalho dos vereadores e conhecendo o ambiente em que trabalham", enfatiza.

VEREADORES MIRINS

Eduardo Soares Mendes - Presidente

Gláucia Camily Castro Soares da Silva – 1ª secretária

Evelyn Rodrigues de Farias – 2ª secretária

Matheus Bezerra da Silva

Gabriela de Souza Smerdeck

Alan Alves de Souza

Messias Feitosa

Dhislhy Rayane Vieira

Lucas Carvalho

Maria Gabriela Carvalho da Silva

Lucymara Pegoraro

Michaelly Dorvalina da Silva

Tamirys Pereira dos Santos