NOTÍCIAS

Rede de educação de Colíder necessita de professor de Libras, afirma Dóris Sguizardi

A vereadora Dóris Sguizardi (DEM) cobra da secretária municipal de Educação, Tereza Mangolim, a contratação de um professor intérprete de Libras – a língua brasileira de sinais – para atuar nas escolas municipais de Colíder atender o público estudantil surdo mudo e também auxiliar nos eventos oficiais.

“Devemos oferecer a esses alunos recursos humanos indispensáveis para a execução desta importante tarefa, e para garantir o acesso de todos ao ensino”, pontua a vereadora, lembrando que Brasil assinou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, tornando-a obrigatória para a administração pública.

Dóris relata que pais e professores reclamam da falta de professores de Libras. “Alguns podem achar uma bobagem. Mas não é. Nós temos muitas crianças com deficiências auditivas que precisam do auxílio desses profissionais. Essa iniciativa surgiu a partir de uma conversa com amigos e pais de portadores desse tipo de necessidade, e de professores também”.

A parlamentar diz que disponibilização de um professor de Libras reforça o trabalho de inclusão nas escolas da rede municipal de educação. “Por isso faço essa indicação à prefeitura. Devemos mostrar à nossa secretária de Educação o quanto é importante que aconteça a contratação de um profissional para que possa atender as nossas crianças e adolescentes que necessitam deste intérprete de Libras”, conclui Dóris Sguizardi.